quinta-feira, 29 de outubro de 2009
ADOTE UM GATINHO OU GATINHA!
Que importa se eles trazem pedigri, se tem lacinho de fita no pescoço, se lhe entregaram numa cesta com fita vermelha e uma pequena almofada gostosa de deitar.
Aquele que pode ser seu grande amigo não precisa vir do petshop. Pode estar ‘sutilmente’esquecido numa praça. Pode não ter conhecido o carinho da mãe, não ter desfrutado do seu leite da vida. Fora-lhe possivelmente arrancado dela, quando esta caçava algum alimento. Quando destroçava sacolas de plástico para alimentar o corpo e suas crias. Os irmãos também foram parar na praça, na porta de um açougue, no mercado público, no cemitério, em lugares que talvez nunca encontrem comida. Alguns encontrarão uma doce senhora que lhe colocará comida na rua e isso incomodará o vizinho da direita, o da esquerda, aquele cara que mora há uma quadra dali. Outros cometerão um crime, violarão à Constituição Federal, leis e decretos federais, estaduais, municipais. Quem se importa com lei de animais, elas existem?
Mas aquele que pode ser seu grande amigo deve estar bem próximo a você, no portão, no telhado, no jardim do vizinho. Não vai correr atrás, balançar o rabo, fazer olhar de “quero ser seu” ou “você é a única coisa que tenho no mundo”. Os gatos trazem a liberdade dentro dos olhos, são pacientes, ensinam muito com seu silêncio. Porém, vão adorar um carinho na barriga, vão esfregar seu pêlo macio quando você menos esperar. Vão sentir coisas suas muito antes de você mesmo percebê-las. Se subir no seu colo, é porque confia tanto em você... Vai “filosofar” um pouco, mas você vai aprender muito com isso. Ora vai suprir tua carência, mas quando a troca de carinho for sincera, quando seus olhos também demonstrarem amor, quando você respeitar que todos nós temos nosso tempo e o dele, passa de um jeito diferente.
Ele pode ter pouco pêlo, ser fino e magrinho, ter a cabeça desproporcional ao corpo, ser todo malhadinho, não ter cor definida, ser como gatos de calendário (já reparou que gatos de calendário são aqueles mouriscos, sem raça definida?). Pode ter sofrido acidente, ter uma perninha mais curta, ter ficado sem visão. Mas vai ser sempre o filósofo, o paciente, vai saber esperar seu carinho e vai se enroscar na sua perna num balé que demonstra amor.
Por isso, hoje repare na rua, no jardim, na porta do restaurante, no estacionamento. Ajoelhe-se, sente no chão, estenda a mão. Lembra do carinho na barriga? Atrás da orelha, no pescoço. Esqueça o medo, permita-se sorrir, mesmo que outras pessoas estejam lhe olhando sem entender, ou todos a volta ignorem vocês dois. Volte a ter quatro anos de idade, mexa com os dedos...abra principalmente o coração e leve um grande amigo para casa.
Campanha da Aprov para que gatinhos e gatinhas vítimas de abandono encontrem um lar.
sábado, 24 de outubro de 2009
BINGO SOLIDÁRIO
DIVERSÃO SOLIDÁRIA: Aprov realiza bingo
Quem nunca ficou olhando uma cartela numerada a esperar por números sorteados atire a primeira pedra ou venha participar do Bingo Solidário promovido pela Aprov.
Domingo é dia de Bingo!
A Associação de Proteção à Vida – Aprov – unirá diversão e solidariedade no último domingo deste mês: 25 de outubro. O Bingo Solidário que começará a partir das 16:30h no Bar do Wilson Borges e Jane (Rua Glicério Benício Pinheiro, quase esquina com AV. José Alves de Figueiredo, próximo ao colégio Objetivo, no bairro Pimenta) faz parte da campanha de finanças da associação que cuida de animais abandonados.
As cartelas custam R$ 5,00 e serão vendidas no local. O sortudo ou sortuda levará para casa 01 microondas, 01 secador de cabelos, 01 capacete para a moto, 01 blusa da Aprov, 01 blusa da Blunele ou 01 kit de sandálias.
Na ocasião, as pessoas poderão ainda conhecer um pouco do trabalho da Aprov. O Bingo Solidário será também um momento de confraternização entre todos que acreditam em um mundo diferente. Um mundo que respeite a vida.
Com a missão de “promover a proteção da biodiversidade pelo desenvolvimento de uma relação harmônica entre homem e natureza”, a Aprov realiza ações em prol da preservação, proteção e recuperação física dos animais, especialmente daqueles abandonados. Criada em maio último na cidade do Crato, a Aprov já possui mais de cem associados e uma leva de simpatizantes. Nos poucos meses de existência, a associação já conseguiu adoção para mais de 50 animais, entre cães e gatos. A maioria recolhida do Centro de Zoonose do Crato que desde agosto vem recebendo, semanalmente, visitas dos associados nos dias de eutanásia (todas as sextas). A Aprov conta também com o apoio de veterinários da região. Entre eles, Dr. Henrique (da Canifel no Crato); Dra. Tarsila e Dr. Marcelo (Clivet, em Juazeiro) e Dra. Alice (Mundo Animal, Crato).
Todo o trabalho da associação é voluntário e a Aprov se mantém, através de doações e contribuições financeiras de seus membros (o valor mínimo para contribuir como associado é de R$ 5,00 mensais). A entidade realiza ainda Bazares da Solidariedade e a venda de souvenires, como camisas e bolsas com as mascotes Yuri e Vick ou com a logomarca da associação.
Saudações cordiais da Aprov - Associação de Proteção à Vida
Assinar:
Postagens (Atom)